RESENHA: Lugar Nenhum – Neil Gaiman
janeiro 12, 2015

Tudo deu início em um encontro inusitado com uma garota ferida num beco misteriosos na Londres de Cima. Ao escolher socorrê-la levando-a ao seu apartamento, Richard toma (sem saber) um caminho sem volta.
A garota no beco se chama Door (de 'porta' em inglês) ela estava fugindo de dois assassinos, o senhor Croup e o senhor Vandemar, e usou o resto de sua energia ao abrir uma porta para a Londres de Cima. Agora ela precisa da ajuda de Richard mais uma vez para que ele encontre o Marquês de Carabas (um sujeito arrogante não muito confiável, mas que é a melhor escolha para ajudá-la a vingar a morte de sua família) e leva-lo até ela. Quando os dois visitantes enfim "desaparecem", Richard não demora a perceber que é como se ele não existisse mais (não nessa Londres). É como se estivesse em uma realidade alternativa, as pessoas não o vêem a menos que ele fale com elas e mesmo assim é esquecido quase que de imediato. Agora sem emprego ou noiva e até mesmo o seu apartamento está sendo alugado, Richard vai a procura de Door nesse mundo tão estranho e assustador que é a Londres de Baixo.
Richard é sobretudo um personagem com muitos medos e que precisa supera-los: "– Agora não tenho mais noiva, casa ou emprego, fico andando a esmo a uns sessenta metros abaixo das ruas de Londres e minha expectativa de vida é tão longa quanto a de uma drosófila suicida."
A narração é feita em terceira pessoa onde acompanhamos mais de um personagem conhecendo assim outros lados da história.
É muito fácil visualizar todos os traços de cada personagem (tanto físicos e psicológicos) assim como se ver diante desse outro mundo, de visitar o Mercado Flutuante onde se vendia todo tipo de Mercadoria: "– Sonhos fresquinhos, maravilhosos! Pesadelos de primeira classe!" "– Lixos! (...) – Porcaria! Nojeiras! Sobras! Dejetos! Podem vir que aqui tem! Nada inteiro, tudo com defeito!"
Gaiman tem dessas coisas mesmo, nos sugar para dentro de suas histórias, de seu mundo imaginário e ainda nos fazer acreditar em tudo nele.
.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Excelente!
4 comentários. Clique aqui para comentar também!
Oi, Celsina!
ResponderExcluirNão conhecia seu blog, mas adorei! É um espaço adoravel.
Sobre Neil Gaiman, só li um livro dele e não é exatamente dele. Foi o discurso "Faça Boa Arte", o qual eu achei admirável. Comprei "O oceno no fim do mundo" e estou esperando chegar.
Já tinha ouvido falar de "Lugar Nenhum" e pela sua resenha parece ser mais uma boa obra do Neil. Coloquei na minha lista!
Abraços <3
http://meuproximoerro.blogspot.com.br/
Obrigada Danni!
ExcluirAcho que você irá amar 'O Oceno no Fim do Caminho', foi uma das minhas melhores leituras dele
( http://www.umajanelasecreta.com/2013/11/resenha-o-oceano-no-fim-do-caminho-neil.html )
Lugar Nenhum também é muito bom. Uma leitura tão fluida que quando você mal se dá conta já chegou ao fim. :)
Oi, Cel!
ResponderExcluirQue saudades de ler as suas resenhas!
Fiquei super curiosa com este enredo.
Já anotei na minha listinha (que vai ficando gigantesca) de leitura.
Beijos!
http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/
Hahaha... Que ótimo que tenha gostado da dica, tenho certeza de que irá adorar Lugar Nenhum.
ExcluirQue saudade de ver você por aqui também ^.^
Beijinhos!