RESENHA: O Cerne da Matéria - A aventura científica que levou à descoberta do bóson de Higgs – Rogério Rosenfeld
janeiro 16, 2015

Muitos já devem ter ouvido falar do bóson de Higgs que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2013, mas acontece que poucos sabem o que é essa partícula tão elusiva, ou o porque da tamanha importância de sua comprovação científica, ou mesmo como se deu tal descoberta. Então nada melhor do que conhecer um pouco mais sobre o acelerador de partículas LHC (Large Collider Hadron) situado no CERN na Suíça e todo o caminho que levou à descoberta do bóson de Higgs do ponto de vista privilegiado de alguém que acompanhou de perto (sim, lá do CERN) os últimos acontecimentos até o anúncio oficial da descoberta da última peça que faltava no quebra-cabeça desenvolvido pelos físicos teóricos a partir de meados da década de 1960 para explicar as partículas mais fundamentais do universo: a chamada partícula de Higgs.
![]() |
Detector CMS (Compact Muon Solenoid) visto de lado. Um dos quatro grandes detectores do LHC - Imagem: CERN |
O livro se inicia com uma contextualização histórica desde os primeiros aceleradores de partículas passando pelo nascimento do CERN e de seus aceleradores até finalmente chegar ao LHC; levanta algumas questões da física como as partículas elementares, que antes acreditávamos que o átomo também era uma delas; também aborda a disputa com os Estados Unidos numa incessante corrida de quem fabricava o melhor e maior acelerador; questões políticas e a criação da internet – World Wide Web (www) – que foi inventada pelo CERN para facilitar a transferência de informações dentro do próprio CERN; e por fim a descoberta do bóson de Higgs e o que essa partícula representa para o destino do universo. Rogério conseguiu fazer um apanhado geral da física, da história da ciência e do CERN, transmitindo tudo de forma condensada e clara, onde aspirantes da física ou até mesmo curiosos do assunto poderão se deliciar com a narrativa esclarecedora e instigante de O Cerne da Matéria.
![]() |
Um evento simulado no detector de CMS, com o aparecimento do bóson de Higgs |
Rogério Rosenfeld nos revela de forma acessível a história dessa aventura intelectual desde as dificuldades de se construir a maior maquina da história até e os dilemas sobre o que essa partícula significaria para o futuro da física. O livro possuí capítulos curtos, focados em assuntos específicos, e não seguem uma linearidade. Tenho costume de ler livros desse gênero (apesar de raramente fazer resenha deles) mas devo admitir que o livro do Rogério me surpreendeu.
Uma leitura espetacular e mais que recomendada se você tem interesse, mesmo que pequeno, pela história e seus avanços científicos e tecnológicos.
.:: RECOMENDO ::.
Minha Avaliação: ✪✪✪✪✪ -> Excelente!
4 comentários. Clique aqui para comentar também!
Uau, achei muito interessante o livro. Apesar de não ser apaixonada por física, estou curiosa para ler.
ResponderExcluirhttp://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/
não conhecia o livro é bem diferente do que costumo ler
ResponderExcluir⋙ Um beijo, te espero no blog
♥ Blog Livros com café ♥
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirFiquei curioso... Quais livros sobre fisica vc tem ou ja leu? (manda fotos de quais vc tem)
ResponderExcluir