Laços do Espírito – Richelle Mead

dezembro 29, 2025

As últimas 200 páginas são absurdamente viciantes — devorei em um dia! Felizmente, antes de começar essa leitura, já havia adquirido o volume seguinte, Último Sacrifício, que encerra a série Vampire Academy. Melhor decisão, porque esses livros têm o costume de terminar com uma reviravolta daquelas, e o volume seguinte começa exatamente a partir dos acontecimentos finais. Simplesmente amo essa série! 🎔


Richelle Mead é mestre em criar universos únicos que misturam várias criaturas sobrenaturais. Em Vampire Academy (talvez sua série mais conhecida), somos apresentados a um universo vampiresco com três diferentes "raças/especies" de vampiros: Os Morois, que são os típicos vampiros que se alimentam de sangue, levam uma vida noturna (embora a luz do sol não seja capaz de matá-los, apenas causa desconforto) e alguns possuem afinidade com um ou mais elementos da natureza — terra, ar, fogo, água e espírito. Temos também os Strigois, que são vampiros mais tradicionais, no sentido de serem retratados como monstros que bebem sangue, matam pessoas, não podem sair à luz do sol e são extremamente fortes e ágeis. Além disso, caçam os Morois. Por fim, temos os Dampiros, que não se alimentam de sangue, gostam da luz do sol (confesso que ainda não entendo bem qual seria a parte "vampírica" deles) e são excelentes lutadores. Muitos são treinados desde cedo para se tornarem guardiões e passarem a vida protegendo os Morois. Claro que, conforme avançamos na série, surgem novos personagens que não são totalmente humanos e nem vampiros, como os Alquimistas, cujo objetivo maior é esconder dos humanos a existência dos vampiros e todo esse universo sobrenatural.
 
Os livros são narrados em primeira pessoa, onde acompanhamos a história sob o ponto de vista de Rose Hathaway, uma Dampira adolescente que possui uma ligação mais do que especial com sua melhor amiga Lissa Dragomir, uma princesa Moroi e a última descendente da família Dragomir. Ambas estudam na Academia São Vladimir, onde Rose pretende se formar como guardiã para, enfim, ser nomeada guarda-costas oficial de Lissa.
 
Rose sempre soube que se tornaria uma Guardiã; toda a sua vida gira em torno disso. Quando o assunto é agilidade e combate, ela simplesmente é a melhor. Seu treinador, o russo Dimitre Belikov, é praticamente um deus da luta. Rose é apaixonada por ele desde o primeiro volume, e preciso admitir: esse casal tem uma química fortíssima. É muito bom acompanhar o desenvolvimento do relacionamento dos dois ao longo da série.  
 
Essa série fez muito sucesso quando começou a ser lançada no Brasil, mas hoje em dia não sei exatamente como anda sua popularidade. Inclusive, ainda estou escrevendo as resenhas dos volumes anteriores, já que fiquei alguns anos afastada do blog e também parei de acompanhar a blogosfera literária. Estou retornando agora, e as resenhas vão sair em breve. 
 
⚠️ Aviso importante: Gente, esse é o QUINTO volume de uma série de SEIS livros. Cuidado com os parágrafos a seguir, pois contêm spoilers dos livros anteriores.
 
⚠️ ATENÇÃOSPOILERS DOS LIVROS ANTERIORES ⚠️
 
Depois de ter passado meses caçando e torturando Strigois, Rose retorna à Academia São Vladimir para terminar seus estudos e finalmente conquistar o tão sonhado título de guardiã. Agora ela está oficialmente namorando Adrian Ivashkov, um vampiro Moroi pertencente à elite da realeza vampírica, mesmo ainda estando apaixonada pelo seu antigo instrutor/ex-namorado/ex-Dampiro e eterno deus-grego-maravilhoso, Dimitri Belikov. Infelizmente, Dimitri foi recentemente transformado em Strigoi e não está nem pouco charmoso, pelo contrário, — ele está bastante irritante. 
 
Rose sabe que não existe nenhuma chance de um futuro romântico ao lado de Dimitri, que, para piorar a situação está obcecado em transformá-la em Strigoi, para que juntos se tornem imbatíveis. No livro anterior, Rose embarcou em uma jornada para encontrá-lo e libertá-lo dessa existência de tormento; agora, é ela quem está sendo caçada. No entanto, uma nova informação — a possibilidade de existir um meio de trazer Dimitri de volta dos mortos — reacende uma pequena esperança em seu coração. 
 
Determinada, Rose decide ir até o fim desse mistério e descobrir se é realmente possível alguém deixar de ser Strigoi, mesmo que para isso ela precise quebrar algumas regras, infligir leis severas e embarcar em uma missão aparentemente impossível. Decidida a seguir em frente, Rose planeja libertar o perigoso Moroi Victor Dashkov do presídio de segurança máxima, já que ele é o único que sabe onde encontrar Robert Doru, alguém que possui informações cruciais sobre como resgatar Dimitri de sua condição de Strigoi.

⚠️ FIM DOS SPOILERS ⚠️
 
Como a narrativa é feita em primeira pessoa, temos acesso apenas ao ponto de vista de Rose. Felizmente, por causa do laço que ela compartilha com Lissa, também conseguimos acompanhar o que está acontecendo com a princesa Dragomir: o desenrolar de seu romance com Christian Ozera, seu amadurecimento pessoal e seu papel como última descendente da família Dragomir, uma das mais importantes da realeza Moroi.  

Próximo ao final do livro, confesso que achei Rose muito irritante. Se colocando em várias situações de humilhação (e ainda foi pouco, porque ela mereceu), ao não respeitar os pedidos de alguém que claramente precisava de tempo para processar tudo o que havia acontecido. Achei muito egoísmo e imaturo da parte dela. O pior de tudo era a forma como ela estava tratando Adrian. Que ódioooo! (risos
 
Adrian é um dos personagens que mais gosto. Ele sempre esteve presente e começou a fazer mudanças em seu "estilo de vida" por causa de Rose — que, definitivamente, não o merece. Já estou vendo onde isso vai parar. Sei um pouco do que vai acontecer com eles, pois já li dois volumes da série Bloodlines, mas ainda não sei como tudo vai se desenrolar. (já posso preparar os lenços?)
 
Estou muito empolgada para ler o último livro dessa série que conheci na adolescência e gostei tanto. Mesmo hoje, mais velha, continuo amando os livros da Richelle Mead. Apesar de não concordar muito com algumas atitudes de Rose neste volume, achei a leitura bastante agradável, recheada de cenas de ação e reviravoltas. 

    Título original: Spirit Bound
    Autora: Richelle Mead
    Editora: Record 
    Ano: 2011
    Páginas: 426
    Dimensões: 16.0 x 23.0 cm
    Gênero: Sobrenatural, Romance, YA
    Nota: ★★★★ 

Série – Vampire Academy:

  1. O Beijo das Sombras — (resenha | compre aqui)
  2. Aura Negra — (resenha | compre aqui)
  3. Tocada pelas Sombras — (resenha | compre aqui)
  4. Promessa de Sangue — (resenha | compre aqui)
  5. Laços do Espírito
  6. Último Sacrifício — (resenha | compre aqui)
A série Bloodlines (abaixo) é um spin-off de Vampire Academy. Uma dica caso você tenha interesse em ler as duas séries, mas não gostaria de ser bombardeada com um montão de spoilers, leia Bloodlines DEPOIS de ler TODOS os livros de Vampire Academy.

Série – Bloodlines:

  1. Laços de Sangue — (resenha | compre aqui)
  2. O Lírio Dourado — (resenha | compre aqui)
  3. O Feitiço Azul — (resenha | compre aqui)
  4. Coração Ardente — (resenha | compre aqui)
  5. Sombras Prateadas — (resenha | compre aqui)
  6. O Círculo Rubi — (resenha | compre aqui)

Leia também

0 comentários. Deixe seu comentário!

Visualizações de páginas da semana passada